A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.
Quando absoluta, a oração sempre será de período simples. Quando coordenada ou subordinada, trata-se de período composto, isto é, há uma oração e, por isso, mais de um verbo ou locução verbal na estrutura sintática
O que é oração?
A oração é uma unidade sintática que se caracteriza pela presença de um ou mais verbos. Dessa forma, a oração se caracteriza sintaticamente pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. A oração evidencia uma mensagem com sentido completo ou que pode ter sentido completo por meio da complementação com outras orações. Além disso, conjuntos de orações são a base para a estruturação de períodos.
Tipos de oração
As orações são divididas em três tipos:
- Orações absolutas: são as orações que constituem os períodos simples, isto é, estruturadas por um verbo ou uma locução verbal. Exemplos:
– Ele dormiu.
– Nós comemos pão e leite
– Ela correu bastante.
- Orações coordenadas: são as orações sintaticamente independentes e semanticamente, dentro de um período, dependentes. Mesmo que independentes, dependem uma da outra para evidenciarem uma mensagem completa em um período oracional. As orações coordenadas podem ser assindéticas ou sindéticas.
◦ Orações assindéticas: são caracterizadas pelo período composto justaposição, isto é, não são ligadas por síndeto (conectivo). Exemplos:
– Chegamos à escola, conversamos, estudamos, rimos.
– Ela lavou a louça, varreu a casa, abriu as janelas.
– Precisou sair de casa, malhar, comprar frutas.
◦ Orações sindéticas: são caracterizadas pelo período composto conectado por conjunção ou locução coordenativa. Entre as orações sindéticas, dependendo dos conectivos presentes nas orações, há as aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. Exemplos:
– Chegamos à escola e estudamos. (aditiva)
– Trabalha, mas não economiza dinheiro. (adversativa)
– Viajarei na próxima semana ou no próximo mês. (alternativa)
– Acabou de tirar a torta do forno, então não pode comê-la agora. (conclusiva)
– Ela não foi à escola, pois estava doente. (explicativa)
- Orações subordinadas: pressupõem a existência de dependência entre orações. Assim, para que exista uma mensagem, há a dependência de uma ou mais orações subordinadas a uma oração principal. Entre as orações subordinadas, há:

- oração subordinada substantiva;
- oração subordinada adjetiva;
- oração subordinada adverbial.
Exemplos
– Espero que todos façam uma boa viagem.
(oração subordinada substantiva objetiva direta)
– Os estudantes que leem muito costumam ter menos dificuldades na prova.
(oração subordinada adjetiva restritiva)
– Não vou à escola hoje porque estou doente.
(oração subordinada adverbial causal)
Como identificar uma oração
Orações podem ser identificadas por meio da presença ou da ausência de verbos nas construções sintáticas e da presença de conectivos como conjunções e locuções conjuntivas.
Frase, oração e período
Algumas diferenças devem ser destacadas a respeito de frase, oração e período. A frase pode ser definida como todo enunciado linguístico com significado, apresentando ou não verbos. Entre as frases, há as nominais e as verbais, definidas pela presença ou pela ausência de verbos. Além disso, as frases podem ser interrogativas, exclamativas, declarativas ou imperativas. Exemplos:
– Que dia é hoje? (frase interrogativa)
– Socorro! (frase exclamativa)
– Amanheceu. (frase declarativa)
– Corra! (frase imperativa)
Ao contrário das frases, as orações sempre possuem verbos. Como já dito, quando há apenas um verbo ou locução verbal, trata-se de uma oração absoluta. Quando há mais de um predicado verbal, lidamos com casos de orações coordenadas ou subordinadas.
Além do mais, período é uma construção sintática que possui uma ou mais orações. Ele apresenta um ou mais verbos (ou locução verbal), começa com letra maiúscula e termina em ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação ou reticências. Há dois tipos:
◦ Período simples: é constituído de apenas uma oração, isto é, todo período simples é uma oração absoluta. Exemplos:
– Estudo hoje com dois livros.
– Muitos garotos jogam futebol no campo.
– Seria esta a alternativa correta?
◦ Período composto: é constituído de mais de uma oração. Pode ser formado por coordenação, subordinação ou coordenação e subordinação. As conjunções, os pronomes relativos e certas preposições conectam as orações desse tipo de período. Exemplos:
– As notas foram excelentes, mas não ficamos satisfeitos. (duas orações / coordenação)
– Eu pedi que todos viessem preparados. (duas orações / subordinação)
– Para resolver todos os problemas, é preciso estratégia. (duas orações / subordinação)