As orações subordinadas adverbiais têm valor de advérbio ou de locução adverbial e exercem a função sintática de adjunto adverbial em relação ao núcleo verbal da oração verbal.
As orações adverbiais expressam várias circunstâncias diante da oração principal e, por isso, são classificadas como:
•causais: orações que expressam a circunstância de causa de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas causais.
Exemplo 1: Não compareceu à reunião de funcionários porque viajou.
•consecutivas: orações que expressam a circunstância de consequência de algo apresentado na oração principal e são iniciadas por conjunções subordinativas consecutivas.
Exemplo 2: Trabalhou muito que adoeceu.
•conformativas: orações que expressam a circunstância de conformidade entre algo apresentado nelas e na oração principal, e são iniciadas com conjunções subordinativas conformativas.
Exemplo 3: Conforme prometeu, pagará a fatura ainda hoje.
•concessivas: orações que expressam a circunstância de concessão de algo apresentado na oração e são iniciadas com conjunções subordinativas concessivas.
Exemplo 4: Amanda não percebeu nada, embora estivesse atenta.
•comparativas: orações que expressam a circunstância de comparação de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas comparativas.
Exemplo 5: Paula trabalha como uma condenada.
•condicionais: orações que expressam a circunstância de condição de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas condicionais.
Exemplo 6: Iremos ao zoológico hoje, se não chover.
•finais: orações que expressam a circunstância de finalidade de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas finais.
Exemplo 7: Rafael tentou de tudo para que sua filha estudasse na Europa.
•proporcionais: orações que expressam a circunstância de proporção de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas proporcionais.
Exemplo 8: Á medida que se aproximava o dia da prova final, a tensão de Júlia aumentava.
•temporais: orações que expressam a circunstância de tempo de algo apresentado na oração principal e são iniciadas com conjunções subordinativas temporais.
Exemplo 9: Fico feliz sempre que viajo para os Estados Unidos.